quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ética na profissão,Ética na minha vida



Olá, querido Leitor
Hoje eu vou falar um pouquinho sobre a competência que estudei com a Profª Josenai. E o assunto de hoje é Ética do Guia De Turismo, esta linda profissão em que pretendo atuar no final da minha jornada de estudo. O assunto é bastante extenso, mas eu vou citar somente alguns trechos que eu considero como ‘’forma de vida’’.
De acordo com o ‘’SINDGTUR’’ www.sindgturdf.com.br/etica.
Formulado mais de dez anos antes do reconhecimento da profissão, o Código de Ética do Guia de Turismo foi, durante muito tempo, o único instrumento de regulamentação da categoria. Para isso foram enumerados alguns mandamentos fundamentais.


  1. Não aja de má-fé com a empresa para a qual trabalha, com o público em geral ou com os seus companheiros de profissão;
  2. Pratique a amizade como um fim e não como um meio;
  3. Colabore com os colegas e proteja os interesses deles como se fossem seus;
  4. Apresente-se sempre como um profissional sério e eficiente, constante portador da mensagem de paz e entendimento entre todos os povos;
  5. Não teça comentários político-partidários, nem emita qualquer comentário desfavorável sobre pessoas ou locais, nem faça qualquer tipo de discriminação de raça, credo, religião, sexo ou costumes;
  6. Respeite o meio ambiente e o patrimônio cultural e artístico, colaborando com a sua preservação;
  7. Mantenha uma postura correta e um vocabulário adequado ao exercício da profissão de guia de turismo.

Gente, não dá para usar somente dentro da profissão, por isso eu disse ‘’forma de vida’’como diz aquele velho ditado’’tratem os outros da mesma forma que gostaria de ser tratado’’porque a vida é assim, um reflexo de si próprio, e para finalizar ainda tem um outro dizer. Quem não vive para servir não serve para viver.

E tenho dito.

sábado, 18 de agosto de 2012

Características que um Guia de Turismo deve ter.



Queridos leitores,pensando no meu futuro como Guia de Turismo,resolvi buscar para o post de hoje os segredos do empreendedorismo.Esses segredos podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa idéia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de tudo. É preciso conhecer bastante a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. Um empreendedor de sucesso deve ter acima de tudo Iniciativa, de buscar oportunidades, e estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar. Arriscar-se faz parte do ato de empreender. Mas correr riscos é diferente de correr perigo. Ter a visão de onde está aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. "Isso pressupõe que se avaliem as melhores alternativas para alcançar seu objetivo estabelecido às pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. "A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos e vizinhos. Trazer isso para a sua realidade de negócio é essencial
.
E voce Leitor,pode me dar alguma idéia de como me tornar uma empreendedora de sucesso?
eu estou aguardando sua sugestao

Um final de semana Abençoado a todos.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Segurança Pública na Copa do Pantanal.




Em qualquer segmento do turismo, desde o início até o final de uma viagem, o turista esta sujeito a riscos, que podem ser: leve, médio, grave ou gravíssimo. Pensando nisso Polícia Militar do Estado de Mato Grosso vem ministrando diversos cursos de treinamento voltado para a copa do mundo em 2014. Visando melhorias tanto para população mato-grossense quanto para os turistas que marcarão presença neste evento.
 Segundo o site (casa militar) www.casamilitar.mt.gov.br, até a Copa do Mundo, a PM contará com o Regimento de Cavalaria e o Canil, além das unidades especializadas já existentes – Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Proteção Ambiental (BPMPA), Guarda (BPMGDA), Trânsito (BPMTRAN) e a Ronda Ostensiva Tática Móvel.

Segue aqui algumas dicas de segurança sugeridas pela Polícia Militar aos turistas e visitantes. 


  • Não aceite ajuda de pessoas não credenciadas interessadas Em carregar sua bagagem.

  • Nunca deixe a sua bagagem sem ninguém de confiança olhando.

  • Mantenha sempre a vigilância das crianças nesses locais.

  • Ao despachar qualquer bagagem, inclusive de mão, verifique se estão muito bem fechadas.

  • Coloque identificação visível em todas as suas bagagens.

  • Ao viajar de ônibus, evite carregar objetos de valor e principalmente grandes quantias em Dinheiro.

  • Respeite a privacidade dos moradores, principalmente dos nativos.

  • Mantenha os locais visitados limpos. Guarde seu lixo e coloque nos depósitos.

  • Não se arrisque a nadar em águas que não conhece.

Você pode saber mais sobre dicas de segurança visitando o site www.pm.mt.gov.br
E boa leitura.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Morro do Japão é bem Mato Grosso.



Olá, hoje vou falar um pouco sobre o Morro Do Japão.
O morro do Japão esta situado no município de chapada dos Guimarães
E é sem dúvidas um dos lugares mais místico do Brasil.
Situada em uma reserva particular chamada Terra da Paz, no município de Chapada dos Guimarães Mato Grosso, no coração da America do sul.
Para os orientais budistas, esta é a única montanha sagrada existente no Brasil
Acredita-se também que ao percorrer uma volta inteira ao redor dessa montanha, é um momento de conexão com o divino. O monge Shogyo (Gustavo Pinto), pretende construir uma imagem de Buda medindo cerca de 108m de altura, semelhante à escultura de 58m que foi construída no Afeganistão, e destruída pelo regime Talibã em 2001.
Mas, por que uma escultura tão alta?
No budismo, o número 108 significa um símbolo da infinitude de formas da ignorância humana
E da infinitude de formas da sabedoria de Buda libertando o homem da ignorância. Portanto 108 representa o que aprisiona e o que liberta.
Mas e você, acredita?
 A história não para por aqui, se você gostou conheça mais sobre o Morro do Japão, visitando o site www.terradapaz.com.br e saiba muito mais.
Muito Obrigada e até a próxima leitura.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Material Promocional



Ok,primeira postagem no meu blog, Tudo culpa da Profª Bruna hahahaha.Entao se é pra começar let's go...Pois bem,Ontem a SEDTUR-MT  me enviou alguns materiais promocionais muito interessantes
Devido ao seminário da Prof:ª Rose Thuliana,que realizaremos em Setembro 27,eu escrevi nao só para as secretarias dos estados do Sul, PR,SC e RS,mas tambem para outros estados do Brasil, e claro MT.
A revista Conatus  tem um trecho bem interessante,no qual ja até vimos durante a competência passada, mas que é bom relembrar,enquanto eu aguardo aquela luzinha do cérebro acender,para novas idéias rsrs.

''Natureza Turismo e Sustentabilidade''
O Turismo e a natureza possuem uma estreita relaçao de dependência
pode se dizer inclusive que o meio ambiente é a base de um amplo segmento do turismo,
quando o homem desloca-se para outros lugares em busca do contato com a natureza,do desconhecido,da aventura e de novas culturas.Entretanto  toda atividade turística gera impactos que podem ser negativos ou positivos quer em termos ambientais,como sociais.
(CONATUS MAGAZINE 2011)